19 de abril de 2011

Yves Saint Laurent, o homem que deu poder às mulheres

Estamos falando de um dos principais designers do mundo da moda, que começou a brilhar em meados do século XX e nunca se extinguiu.
Desde criança já desenhava vários croquis e aos 11 anos, ao assistir uma peça do dramaturgo francês Molière, desenhou todo o guarda-roupa da apresentação em miniatura.
Sentiu-se entediado quando estudava na Chambre Syndicale de La Couture e decidiu participar de uma competição promovida pelo International Wool Secretariat, desenhando um vestido que mais tarde foi o vencedor e parou nas mãos de Christian Dior. Dior ficou encantado e pediu para Yves Saint Laurent se juntar à sua equipe de trabalho. Não hesitou.
Dior falece e Saint Laurent consequentemente assume seu lugar. Aos 21 anos, em 1957, apresentou a coleção Ligne Trapéze. No dia seguinte proclamaram que Yves Saint Laurent tinha "salvo a França", pelos diferentes designs e por ter mantido o nome Dior sem nenhum problema.
Mais tarde, Saint Laurent é chamado para cumprir 27 meses de serviço militar, durante a Guerra de Independencia da Argélia. O designer não aguentou esta vida tão distinta de sua realidade e após três meses de se juntar ao exército, teve um esgotamento nervoso e teve que ser internado em um hospital psiquiátrico. Durante este tempo, a Christian Dior nomeo Marc Bohan o novo responsável pela empresa, deixando Saint Laurent na mão. Foi aí que Yves se junta com Pierre Bergé, seu companheiro de negócios, e cria a sua própria marca: a Yves Saint Laurent
Com a sua marca, o seu maior destaque: o smoking feminino. Esta idéia surgiu pois teve o pensamento de que mais cedo ou mais tarde, surgiriam novos consumidores com necessidades de um guarda-roupa mais prático - prêt à porter - trazendo um visual mais urbano para as mulheres. Yves ainda afirma que: "o meu trabalho como couturier é fazer roupas que reflitam os nossos tempos. Estou convencido de que que as mulheres querem vestir calças"
Saint Laurent foi certamente um inovador, tendo sido um dos primeiros a contratar manequins negras.
Um relato no site da Vogue inglesa conta que a última apresentação de Yves Saint Laurent, os convites valiam cerca de duas mil libras no mercado negro, tendo como presença duas mil pessoas e mais centenas de curiosos que se juntaram no exterior do centro de arte.
Yves foi diagnosticado com câncer cerebral e faleceu no primeiro dia de junho de 2008, mas de maneira nenhuma será esquecido pelas mulheres, pois até sem saberem vestem o que uma vez foi seu design revolucionário.
"Modas se esvaem, estilo é eterno."

0 comentários: