27 de janeiro de 2011

O Rei do Rock!

Mas quem?
Elvis Presley!

Por que Elvis tornou-se tão famoso?
Naquela época (nos anos 50) ainda estavam surgindo novos cantores, muitas coisas ainda estavam sendo descobertas. Ele se destacou por ser um jovem com uma voz que alcançou notas inatingíveis antes. Sua dança extremamente louca também foi o sucesso entre todos, tanto homens quanto mulheres.
Nos anos 50 houve muito problema com o racismo, a sociedade era totalmente dividida. Ou só negros, ou só brancos. Muita coisa contribuiu para que as raças pudessem se misturar, segundo um filme que eu assisti, uma grande porta para este acontecimento foi a criação da Chess Records: a primeira gravadora de um homem branco que deu a chance para negros, que por sua vez acabaram fazendo muito sucesso enlouquecendo todas as meninas, independente da cor. Uma revolução.
Elvis pegou esta época bem no início e isso também contribuiu para se tornar simplesmente o REI. Brancos, Negros, Amarelos, Roxos, Azuis, Verdes, todos estavam se tornando um, a mistura começou a não ser tão proibida quanto antes. Mas é claro que nem todos se sentiam assim, tanto que os negros cantores e famosos achavam que ele tocava R&B, pois negros cantavam para negros e brancos para brancos, mas Elvis cantava para todos e sofreu preconceito por causa disso. Sentiam que ele estava roubando a identidade dos negros.
Elvis e seu pai
Foi aí que Elvis começou a dançar e cantar para todos. Tudo era novidade, sua voz, seu estilo, seu cabelo, suas roupas e seus passos de dança.
Começou a atuar em filmes também e ficou muito mais conhecido. Jailhouse Rock foi um dos sucessos, e Love Me Tender foi sua primeira performance em cores trasmitidas.
A música de verdade, a vontade de cantar já havia surgido há muito tempo, mas o R&B e o Rockabilly foram os primeiros a fazer muito sucesso e são a chave para todos os outros ritmos, acredite ou não, é verdade. As músicas antigas sim foram criações de verdade, a chave para o surgimento de novos ritmos, pois tudo ainda era novidade. Hoje vivemos de cópias e cópias.
Suas músicas de maior sucesso são Burning Love, Love Me Tender, Jailhouse Rock, A Little Less Conversation, Hound Dog e Stuck On You.

Uma música sempre é vem vinda: Burning Love
"Ser feliz é o maior afrodisíaco que existe. Você só passa por esta vida uma vez. Não vai ter bis."                                                                       Elvis Presley

6 comentários:

Anônimo disse...

Igual a ele nunca mas!

Luciano Castro disse...

HA PESSOAS QUE MARCAM UMA EPOCA, E ELE CONCERTEZA FOI UM DELES,
= OS BEATLES, PERFEITO TBM

Guilherme Fontes disse...

pena que não peguei essa época :( seguindo você aqui :)
http://gfntes.blogspot.com/

Unknown disse...

Eu sou uma que nunca me canso de ouvir Elvis!
Acho ele atemporal!
Impossível não fazer referência a ele, Chuck Berry e The Beatles quando o assunto é rock!

;D

Karolzitah disse...

Elvis Presley foi uma grande influência dos anos 60, e seu talento musical é reconhecido até hoje. Começou com o Gospel e posteriormente com o R&B cantou e encantou todos de sua época. Independente de ter criado o Rock ou não(afinal o estilo já havia sendo representado por outros nos condados do sul do USA) foi o melhor representante do Rock'n'roll, o mais talentoso, original e inesquecível.




Obrigada Elvis Aron Presley.

Rô disse...

Mto, lgl, Elvis um Rei...